Resenha: Extraordinário

junho 23, 2014


Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Escrito por R. J. Palacio, Extraordinário é realmente um livro extraordinário. O livro mostra que, seja feio ou bonito, o que importa realmente é o seu interior.


O livro não tem um único personagem narrando, mas sim vários. Mas todas as narrações são de acordo com o ponto de vista de cada personagem narrador. A estória é sobre Auggie: um garoto que nasceu com uma síndrome que causa deformações em seu rosto. O menino nunca tinha ido à escola, mas seus pais decidiram que ele já estava crescido para encarar o mundo lá fora.

É de certo que todos têm uma certa dificuldade e insegurança ao entrar em uma escola nova. Mas o caso de Auggie era pior pois, além da dificuldade e insegurança, ele atraía muitos olhares preconceituosos. Porém o garoto não ficava decepcionado.  Muito pelo contrário, ele continuava em frente. Mas ainda havia um Q de tristeza no garoto por não ser igual às outras crianças.

"Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão.
Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção.
Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior." - Auggie

A sua missão era mostrar aos seus colegas que a aparência exterior é o que menos importa. Que devemos valorizar mais um bom coração do que uma boa aparência. Mas Auggie não passou por isso sozinho. Ele havia seus pais, sua irmã (Via), o namorado de sua irmã e sua melhor amiga (Summer) -que, por sinal, não se importava com a aparência do garoto.

"Uma vez ela (Via) mencionou que um médico disse aos pais dela que a probabilidade de alguém ter a combinação de síndrome que resultou no rosto de Auggie é de uma em quatro milhões, então isso não faz do universo uma loteria gigantesca? Você compra um bilhete quando nasce e é só um acaso ter um bilhete bom ou ruim, é questão de sorte. (...)Não, não é tudo um acaso, se fosse o universo nos abandonaria á própria sorte, e o universo não faz isso, ele cuida de suas criações mais frágeis de formas que não vemos, como com pais que amam cegamente e uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação á você, e um garotinho de voz grave que perdeu os amigos por sua causa e até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira, talvez seha uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final, o universo cuida de todos os seus pássaros."


A autora R. J. Palacio escreveu de uma forma muito agradável de se ler. Os capítulos são curtinhos o que torna a leitura muito mais agradável. Além de que aprendemos muito com os ensinamentos do garoto durante o livro.

Extraordinário tem 320 páginas e foi publicado pela editora Intrínseca com tradução desenvolvida por   Rachel Agavino.

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO