Resenha: Malévola - O filme

junho 11, 2014


Sinopse: Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora.

Vocês já devem ter percebido o quanto a Disney está investindo no mercado de transformação dos seus contos animados para situações digamos... Realistas. Quem não gostou de ver Alice deixando de ser aquela criança criativa em uma mulher visionária? Ou melhor, a Branca de Neve sendo alguém menos “inocente” e mais proativa? Eu pessoalmente amei as mudanças e o filme Malévola com certeza faz parte dessa grande transformação.


Na história tradicional adaptada pela Disney em 1959, A Bela Adormecida, conta a história de uma princesa chamada Aurora amaldiçoada por uma fada má. Esta espetaria o dedo ao completar seus 16 anos em um fuso de roca a fiar (fuso têxtil) e morreria, porém, por a 12ª fada ainda não ter dado o seu presente de batismo concedeu a princesa não a morte, mas um sono profundo que só poderia ser despertado pelo beijo de amor.  Entretanto, não é bem assim que a história acontece no filme.

Malévola não é uma fada má, e sim uma fada amargurada pela falsa jura de amor verdadeiro feita ao completar seus 16 anos pelo ambicioso Stefan, um antigo camponês por quem tinha um relacionamento afetivo e que se tornou rei ao disputar o trono com os demais cavaleiros. A disputa era nada mais do que matar a fada. Porém, incapaz de mata-la, Stefan arranca suas tão temidas asas e as entrega para o rei como indicio da morte de Malévola. Acho que não preciso nem dizer em como ela se sentiu ao ser traída pelo seu amor, não é mesmo?

– Todas as fadas têm asas?
– A maioria. 
– Por que você não tem? As outras fadas voam. 
– Eu já tive asas, mas foram roubadas de mim. É tudo o que tenho a dizer.


Anos após o acontecido, Stefan anuncia o batismo de sua filha Aurora para o reconhecimento do titulo de nobreza perante o povo. Para diminuir a tensão entre o reino mágico dos Moors e dos humanos, três fadas de povos diferentes decidem abençoar a criança com atrativos físicos e intelectuais, mas no momento antes da última fada abençoar Malévola aparece colocando o terror no salão. A fada então faz seu trabalho e maldiçoa Aurora à morte, porém, pela suplica do rei que se põe de joelhos a frente de Malévola, ela contorna o feitiço para que garota apenas acorde pelo beijo do amor verdadeiro – o que para a fada é impossível acontecer o amor verdadeiro. Por medo o rei pede para que as três fadas criem a garota afastada do reino e só um dia após completar 16 anos a trouxesse de volta.


– Aquele rapaz é a solução [...] O beijo do amor verdadeiro pode quebrar o feitiço, lembra? 
– Beijo de amor verdadeiro? Ainda não entendeu? Lancei tal maldição porque não existe esse tal amor


Durante os anos seguintes, Malévola manteve os olhos fixos e vigiantes para ter certeza que seu plano daria certo. Cuidou da garota através de seu corvo – descrita por ela como suas asas que vão onde ela não pode alcançar – e aos poucos desenvolveu secretamente um amor por Aurora. A menina cresce, reconhece Malévola como sua fada madrinha e a partir daí o contexto da história começa a mudar.

Prometendo um final excepcional e emocionante para todos sem exceção de idades, o filme com certeza vai mudar sua concepção de amor verdadeiro e fazer você deixar de odiar a vilã mais temida da Disney. Não deixando escapar a impecável trilha sonora.

O filme tem a duração de 1h37minutos e estreou nos cinemas dia 29 de Maio.

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO