Resenha: O Lado Bom da Vida

junho 18, 2014

Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".  Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.  À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.


Escrito por Matthew Quick, O Lado Bom da Vida, conta a emocionante história de Pat Peoples no esforço de reconquistar a sua mulher Nikki após ser diagnosticado por bipolaridade. Este diagnostico foi concretizado por um psiquiatra quando a tentativa de matar o amante de Nikki não deu muito certo.
Tudo começou quando Pat chegou a sua casa e percebeu que as roupas de sua mulher estavam espalhadas pela escada em direção ao banheiro. Pat pensava ser uma surpresa de sua esposa, já que na casa ouvia-se a música do seu casamento. Quando chegou ao banheiro foi surpreendido e puxou com toda a sua força o homem intruso do chuveiro começando a espanca-lo, por pouco não o levou para a morte. E depois desse momento Pat foi parar em um hospital psiquiátrico.

Apesar de toda essa bipolaridade, Pat aprendeu um dilema enquanto viveu na clinica: pegar toda a negatividade e usar como combustível para encontrar o lado bom das coisas, mais conhecido e dito por ele como Excelsior. Além de acreditar na teoria que sua vida é um filme produzido por Deus, e sua missão é estar preparado físico e emocionalmente para o seu final feliz com Nikki.
" Você tem que fazer tudo que puder dar o seu melhor, se fizer isso e ser positivo tem uma chance de ser feliz! "
Depois de uma temporada no hospital psiquiátrico, Pat volta a morar com os pais, mas nota que tudo esta mudando. E ainda assim, Pat insiste em ver o que há de bom no mundo.
Durante a sua trajetória de reconciliação Pat conhece Tiffany, a cunhada de seu amigo mais próximo. Tiffany acaba se tornando uma ponte de ligação entre Pat e sua ex-mulher, enviando cartas em seu nome . Mais tarde ele descobre que as cartas devolvidas supostamente por Nikki na verdade eram escritas por Tiffany, pois sua ex-esposa se recusava a ter qualquer tipo de proximidade. E sem perceber, essa ligação inicialmente superficial se torna algo mais profundo. Principalmente pelo fato que Tiffany vive nas mesmas condições emocionais e físicas que Pat.
" Sempre faço tudo isso pelos outros então eu acordo e estou vazia não tenho nada! "
O Lado Bom da Vida é o tipo de livro que para ler deve primeiro assisti-lo, caso contrario poderá se “frustrar”. O filme adaptado é do gênero comédia romântica, já o livro é baseado em drama e romance. As personagens possuem características e atitudes diferentes, mas nada que as possa acrescentar um longo distanciamento. Nomes de algumas personagens são mudados e principalmente o ápice da história  que com certeza você vai descobrir sozinho. Agora para os amantes de psicologia, essa história será um mar de sensações. Prepare-se para chorar ou se emocionar.
O livro, O Lado Bom da Vida, tem 256 páginas e foi publicado pela editora Intrínseca com tradução desenvolvida por Alexandre Raposo.
“É difícil não se emocionar com o destino de um homem que, apesar das muitas provações, ainda tenta acreditar na esperança e na fidelidade, enquanto trava uma batalha para recuperar sua sanidade mental”. – The Wall Street Journal.

You Might Also Like

6 comentários

  1. O Lado bom da vida é tão perfeito T-T Sem palavras para descrever esse livro tão bom. Adorei o seu blog é muito lindo.
    Beijos

    Jackson - tronodelivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito bom, a escrita é tão simples e tão fácil de ler, que é difícil largar.

    ResponderExcluir
  3. Eu já discordo de você, acho que deve ler para depois assistir, tudo bem que irá se surpreender com quão melhor o livro é mas você já começa a leitura com baixas expectativas e comigo, pelo menos, a leitura não flui, rs.
    Beijos,
    http://viajandoentrepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo já foi ao contrário rs. Mas toda opinião é válida

      Excluir

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO