Resenha: Jogos Vorazes (The Hunger Games - Vol. 1)

julho 08, 2014

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Escrito por Suzanne Collins, Jogos Vorazes é uma história de ação, drama e um romance nada convencional.

Narrada em primeira pessoa por Katniss Everdeen, a estória se passa num futuro distante, onde, após uma catastrófica guerra, a América do Norte teve o seu fim, dando lugar a uma nova nação chamada Panem. Esta nação foi dividida em 13 distritos no início, mas por conta de um motivo nunca revelado (talvez no outro livro será revelado), o distrito 13 deixara de existir. Os Jogos Vorazes foram criados com o objetivo de punir todos os jovens rebeldes de vários distritos que lutaram contra o método de governo da Capital (imagine que os distritos são castas inferiores, onde se encontram pessoas trabalhadoras; e que a Capital é a única casta superior, onde se encontram pessoas que não trabalham e vivem do trabalho duro das pessoas dos distritos). Praticamente, todos aqueles que se encontravam na Capital eram descendentes dos que não lutaram contra a Capital; e os que se encontravam nos distritos eram descendentes dos rebeldes. Só participavam dos Jogos Vorazes os habitantes dos distritos, como uma forma de lembrança - a todos aqueles que se opunham a Capital - de que a Capital que tinha o poder nas mãos. Aliás, os Jogos Vorazes eram transmitidos obrigatoriamente pela TV Capital, como se fosse um reality show.


Eram vinte e quatro participantes (de doze a dezoito anos de idade), dois escolhidos de cada distrito, através de um sorteio. Cada dupla sorteada tinha um mentor para os Jogos Vorazes, e geralmente os mentores eram os ganhadores das edições passadas. Quando você se "inscrevia" para os Jogos Vorazes, em troca sua família recebia comida e água. E você pode colocar o seu nome quantas vezes quiser na urna. Quanto mais vezes colocar, mais comida e água a Capital dava para a família do "inscrito". O vencedor dos Jogos Vorazes é o último que sobrevive e ganha uma casa nova e suprimentos até a morte do mesmo.


No septuagésimo quarto Jogos Vorazes, Prim, irmã de Katniss, se inscreveu pela primeira vez, pois já tinha doze anos. Mas só colocara o seu nome uma vez. Katniss tinha certeza que Prim não ia ser sorteada, já que a menina só colocou uma vez. Katniss se enganara. Sua irmã havia sido sorteada. Para salvar sua irmã, Katniss se voluntariou para ir para os Jogos Vorazes no lugar de sua irmã. O outro sorteado do Distrito 12 era Peeta Mellark, o filho do padeiro. Aliás, o mentor da dupla era Haymitch Abernathy, o único vencedor do Distrito 12.


"Eu sou voluntária como tributo!" - Katniss Everdeen

Haymitch havia pedido à dupla que se fizessem de apaixonados, assim conseguiriam mais patrocinadores (pessoas da Capital que "ajudavam" os participantes que mais gostavam, enviando suprimentos necessários para a sobrevivência dos participantes). A dupla do Distrito 12 ficou conhecido como os "Amantes Desafortunados".

"- Ela tem outro cara - Pergunta Caesar.
- Eu não sei, mas muitos outros garotos gostam dela - diz Peeta.
- Então, faça o seguinte. Ganhe, volte para casa. Ela não pode te recusar então, hein? - diz
Caesar encorajadoramente.
- Eu não acho que vai funcionar. Ganhar... não vai ajudar no meu caso - diz Peeta.
- Por que não? - diz Caesar, perplexo.
Peeta cora um tom de beterraba e gagueja.
-Porque... porque... ela veio aqui comigo."

Mas será que os sentimentos de Katniss por Peeta são reais? E será que Katniss conseguirá vencer os Jogos Vorazes? Essa são as dúvidas que nos perseguem durante o livro.

Ao decorrer do livro, percebe-se claramente a crítica à mídia de hoje em dia, em relação aos reality's show's e a obsessão que as pessoas têm com tal forma de entretenimento. A estória lembra muito o livro 1984 de George Orwell.

Jogos Vorazes tem 397 páginas e foi publicado pela editora Rocco com tradução desenvolvida por Alexandre D'Elia.

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO