Resenha: Se Eu Ficar (Vol. 1 - If I Stay)

agosto 29, 2014

Sinopse: A última coisa que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir aos esforços dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar…
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Data de publicação: 2009





Escrito por Gayle Forman, Se Eu Ficar é o primeiro livro da saga If I Stay. Uma estória de drama e romance, onde a força do amor, o verdadeiro significado da família e as decisões que todos nós precisamos tomar são ressaltados.
Era para ser somente um passeio familiar, como qualquer outro. Mia estava concentrada na música clássica que soava no rádio do carro, quando tudo aconteceu muito rápido. Um caminhão chocou-se com o carro de seus pais, onde dentro estavam Mia, seus pais e seu irmão, Teddy. O carro foi destroçado no mesmo instante, não restando nada, somente o esqueleto dos bancos.

"Você jamais esperaria que o rádio continuasse funcionando depois do que aconteceu. Mas ele continuou." - pág. 16

"Primeiro, vejo meu pai. Mesmo a muitos metros de distância, percebo a saliência que o cachimbo faz no bolso do seu casaco. - Pai - chamo, mas à medida que me aproximo o asfalto fica ainda mais escorregadio e há um amontoado de cinzas que se parece com uma couve-flor." - pág. 17

"Encontro minha mãe próxima a ele. Não há quase nenhum sangue sobre ela, mas seus lábios já estão azuis e o branco dos seus olhos está completamente vermelho..." - pág. 17

Inicialmente, Mia não sentia nada. Ela foi olhando para os corpos, tentando encontrar o seu irmão. Até ela encontrar algo que lhe havia chamado a atenção: o seu corpo. A garota estranhou pois achou que estava morta. Mas o seu corpo ainda estava respirando. Então, ela concluiu que não havia morrido, mas seu corpo estava inconsciente - e seu espírito continuava vivo.

Uma ambulância chegou imediatamente, levando o corpo de Mia para a UTI. Os médicos agiam com muita rapidez para salvar a vida de Mia. No final, ela acabando ficando em coma.

Seus avós foram os primeiros a saber do ocorrido. Logo mais, sua família inteira soube. A sua melhor amiga, Kim, soube. Repentinamente, todos os seus parentes e amigos estavam na sala de espera. Os seus avós foram os primeiros a visitar e a conversar com Mia, mesmo sabendo que ela estava em coma - e mesmo o seu espírito estando ali. Uma enfermeira havia lhes alertado que era bom tomar cuidado ao conversar com Mia pois ela estava ouvindo e ia ser muito importante ela não ouvir nada pessimista para seu progresso. 

Seu namorado, Adam, foi o último a saber do ocorrido. Ele fazia parte de uma banda chamada Shooting Star, que estava começando a fazer sucesso. No dia do acidente, Adam tinha um show para fazer, mas acabou cancelando por conta do desespero ao saber o que ocorreu com Mia. A banda era muito unida e se um não tocava, ninguém tocava. E por isso a banda o acompanhou no hospital.

"Assim, quando a voz de Adam ecoa no corredor da UTI, todo mundo acordou.

-Como não posso entrar? - indaga ele.

Atrevesso a UTI e paro bem do outro lado das porta automáticas. Ouço alguém do lado de fora explicando a Adam que a entrada é proibida nesta área de hospital.

-Isso é um absurdo! - esbraveja Adam." - pág. 89

"...Lamento dizer que isso não é possível - afirma a enfermeira.

- Mas a minha namorada… Mia, ela está… 

- Ela está sendo muito bem cuidada.

-Sei e agradeço muito. Eu realmente preciso muito vê-la." - pág. 90

Para verem a garota, Adam e Kim bolaram um plano. Adam ia chamar uma cantora famosa - de uma banda na qual ele ia abrir o show no dia - para chamar a atenção de todos os enfermeiros presentes, fazendo-os saírem da área da UTI. O namorado e a amiga aproveitariam a chance e iriam para o quarto de Mia. O plano não deu certo e quase acabaram presos, não fosse pela enfermeira Willow, velha amiga dos pais de Mia. Mas os dois conseguiram ver e conversar com Mia, o que resultou-se em uma mar de lágrimas de ambos.

Mia estava em dúvida se ficava ou não. Havia dois lados: se ela não ficasse, ela iria ficar com os seus pais e seu irmão. Mas se ela ficasse, ela iria ficar com seus avós, seu namorado e sua melhor amiga.

A autora escreveu em primeira pessoa de um jeito informal e claro, o que fez eu terminar o livro em 2 horas. Durante o livro há intervalos com o que ocorre com a Mia, onde a autora introduz histórias da vida de Mia. É impossível não se apaixonar por todos os personagens descritos. Se Eu Ficar é o novo sucesso literário.






You Might Also Like

2 comentários

  1. Esse livro é muito bem elogiado! Quero muito lê-lo! (:
    Beijo!
    http://staffbooks.blogspot.com.br/2014/08/resenha-assassins-creed-renascenca.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo! O livro estava vendendo que nem água na Bienal. Você não vai se arrepender em comprar este livro, tenha certeza!
      Att,
      Dani.

      Excluir

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO