Resenha: Crepúsculo (Twilight - Vol. 1)

agosto 22, 2014

Sinopse: Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, voz hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio.
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 286
Data de publicação: 2005

Escrito por Stephenie Meyer, Crepúsculo é o primeiro livro da saga Twilight. Uma estória de romance e um triângulo amoroso entre lobisomem e vampiro.

Isabella Swan decidiu morar com seu pai na pequena cidade de Forks, Washington. No começo, foi difícil para a garota se acostumar com o clima da cidade pequena, pois antes vivia em Phoenix, onde fazia sol todo o dia. Já em Forks, só fazia sol uma vez ao ano e no restante do ano chovia e fazia frio. A garota descreveu-se como nada atlética, desestrada, lenta, pálida como a neve e anti-social (auto-estima mode on). Quando a garota havia chegado na cidade, todos os habitantes já sabiam, pois, como toda cidade pequena, todos sabem tudo sobre os moradores da região.

O pai de Bella, Charlie, era policial em Forks. Os dois não conversavam muito entre eles, o que facilitou muito sobre morarem juntos, pois nenhum deles era de falar muito. Como presente de boas-vindas, Charlie deu um Chevy 1953 vermelho (o carro praticamente caindo aos pedaços e com limite de 90 km/h).

Quando Bella ingressou no primeiro ano do colegial na Forks High School, muitos garotos ficaram "loucos" pela Bella. Não era de praxe alguém novo morar na cidade, ainda mais entrar no colégio. A garota fez amizade com várias pessoas (mas lógico que não foi ela que foi puxar assunto do jeito que ela era!), mas havia duas pessoas em especial que "acolheram" a Bella no primeiro dia: Jessica e Mike Newton. Jessica era aquelas pessoas que não param de falar nem um segundo e Mike era apaixonado por Bella (ele e outros garotos da Forks). Porém, havia um grupo que intrigava Bella: os Cullen. Entre eles, estava Edward Cullen, que era de sua sala. O cara era muito antipático, principalmente com a Bella, mesmo a garota nunca ter tido feito nada ou falado nada à ele. No ponto de vista da garota, Edward sentia um certo nojo e repulsa por ela.

Cena do filme Crepúsculo
Em um dia qualquer, Bella estava indo para o estacionamento do colégio para ir embora. Repentinamente, ela se viu de frente com a morte: um carro logo iria atropelá-la. Achando que estava morta, ela viu-se protegida de uma figura alta, dura como mármore e fria como gelo: Edward Cullen. Bella estranhou a ação do cara, já que, segundo ela mesma, ele a odiava. A garota o questionou, perguntando o por quê daquilo. Ela ainda afirmou que o viu muito longe da onde ela estava no momento do acidente e Edward negou, dizendo que ela se enganara.

Por conta do acidente, Bella ficou ferida, enquanto o garoto que causou o acidente, Tyler Crowley, teve de ser hospitalizado. Tyler se desculpou muitas vezes com Bella, dizendo que era tudo culpa dele. Ele até a convidou para o baile, mas Bella recusou (para ser mais exata ela disse que ia pensar - o que toda mãe diz quando o filho pede algo e a mãe não dá). O garoto entendeu de uma forma totalmente errada, achando que a Bella iria com ele ao baile.

Nesse momento, Edward e Bella já haviam começado uma amizade. Uma amizade meio estranha, pois Edward não fazia contato físico com a Bella. Mas amizade deles começou a se apronfudar e mais para frente eles se tornam namorados. Mas isso será falado mais na próxima resenha.

O melhor amigo de Charlie era Billy Black. Billy era um dos anciãos da tribo dos quileutes. Bella era amiga das filhas de Billy quando criança. Um dia, Charlie e Bella foram à tribo de seus velhos amigos. Bella descobriu que suas amigas haviam se casado e se mudado de lá, mas acabou fazendo amizade com um dos irmãos mais novos delas: Jacob Black. Jacob era um ano mais novo que Bella. Os dois conversaram o dia inteiro, principalmente sobre as lendas quileutes que Billy Black contava. Havia uma lenda que dizia que os "frios" (vampiros) tinham que respeitar uma área limite com os quileutes e não podiam matar/transformar (quando a pessoa sobrevive à mordida do vampiro e se transforma no mesmo) nem um ser humano. Isso porque há muito tempo houve um ataque de vampiros onde muitos foram mortos.

Todas as características dos frios citadas por Jacob fez Bella lembrar-se de alguém: Edward. Ele tinha todas as características. Bella pesquisou na internet todos os tipos de vampiros. No começo, ela não acreditou que era possível Edward ser um vampiro. Mas acabou concluindo que seu amigo/ficante/namorado (que nem tocava nela) era um vampiro.

"...Sobre este último, só havia uma frase curta:

Stregoni benefici: vampiro italiano que diz-se estar do lado do bem e é inimigo mortal de todos os vampiros do mal.

...Fiz um pequeno catálogo em minha mente enquanto lia e o comparei cuidadosamente com cada mito. Velocidade, força, beleza, pele clara, olhos que mudam de cor..." 


"De três coisas eu estava convicta.
Primeira, Edward era um vampiro.
Segunda, havia uma parte dele - e eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue.
E, terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele."

Logo após a descoberta (e Edward FINALMENTE ter confirmado o que era), um problema surge: um trio de vampiros quer matar Bella. A família Cullen terá de protegê-la para que o grande e único amor da vida de Edward, a única coisa que o fez feliz em cem anos, não se vá.


A autora escreve de um jeito informal, mas às vezes dá uma enrolada naquilo que já está muito óbvio. Por ter somente 286 páginas, eu terminei em poucos dias, mas de um jeito forçado. Como diz a minha colega, Graziella: "O autor tem de prender o leitor do início ao fim do livro". Se você adora um romance meloso, com certeza irá adorar Crepúsculo. Não é o meu caso, mas cada um tem o seu gosto!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Não tenho nada contra Crepúsculo, só que tipo, eu ODIEI o filme, e gostei + ou - do livro. Quando eu falo isso para as pessoas, elas me olham tipo: '' O.O como assim? ''
    Mais enfim, seguindo o blog,
    http://alguem-escreveu-coisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu estou lendo o terceiro livro (Eclipse/comprei todo o box mais o livro adicional por 30 reais). O final de todos os livros por enquanto são bem monótonos. Dei uma parada ao ler Eclipse, pois comprei uns seis livros na Bienal então vou dar uma lida neles e depois terminar a saga.
      E obrigada por seguir o blog! Visite-nos mais vezes, estaremos postando sobre a semana da Bienal e várias outras resenhas. Irei dar uma passadinha em seu blog!
      Att,
      Daniela.

      Excluir

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO