Resenha: A Promessa (Série Promessas - Livro Um)

setembro 11, 2014

Sinopse: Promessas são feitas para serem cumpridas. Pelo menos era assim que Polly pensava em sua adolescência quando fez uma promessa que não conseguiu manter, principalmente após ocorrer uma tragédia em sua família a qual ela culpa o pai de ser o responsável. E tudo piora quando ele decide abandonar o lar deixando-a para trás, o que faz surgir no coração de Polly um ódio mortal.
Na companhia de sua mãe, Angela, Polly consegue uma virada em sua vida, tornando-se uma estrela pop, através de um sucesso repentino ao ser descoberta em um Reality Show musical. Mas apesar da fama e do sucesso, as coisas não vão bem em sua vida pessoal, discussões constantes com a mãe e seu namoro com Renan que parece estar perto do fim, ainda mais quando ela conhece Max, um jogador de futebol que começa a mexer com o seu coração.
Conseguirá Polly perdoar o pai e se entender com sua mãe? Estará ela disposta a manter o seu namoro, mesmo parecendo estar por um fio? E o mais importante, será capaz de enfim cumprir A Promessa?
Uma história de amor e redenção que nos fala sobre situações que enfrentamos como culpa, medo, mágoa e nos mostra até que ponto é capaz de perdoar, ser perdoados e cumprir as nossas promessas.
Autor: M. Pattal
Editora: Ases da Leitura
Páginas: 256
Publicação: 2014

Escrito por M.Pattal, o livro A Promessa, garante um momento de reflexão sobre a vida e a fé. Esse é o primeiro livro que leio sobre os aspectos religiosos, mas ao contrário do que muitos vão pensar ao inicia-lo lembre-se: ele vai fazer você se sentir parte da história

Polly, a Menina da voz de Ouro, é a mais nova estrela pop star descoberta no ultimo Reality Show musical brasileiro. Tudo o que já tinha conquistado nos dois últimos anos começava a refletir através da perseverança que a garota sempre teve acompanhada da mãe Ângela, mas apesar da fama e o seu sucesso repentino, se sentia incomodada quando os assuntos eram relacionados a promessas, seja lá de quem fosse. No entanto, essa regra às vezes não se limitava para ela. 

Ângela sempre cobrava da filha as palavras que foram ditas e nunca cumpridas, porém, para Polly, as promessas feitas pelos outros deveriam vir em primeiro antes daquela a qual tinha feito muitos anos atrás.


– Maldita promessa! – Pensou Polly. – Qual o problema de não cumpri-la? Todo mundo falha com suas promessas, por que eu não posso? Vou ter que carregar isso para o resto da vida? – perguntava-se a si mesma, ainda chorando.


Renan o namorado da Polly, já tinha tentado várias vezes entender esse lado da namorada. Uma hora um tanto doce e extrovertida e noutra hora um tanto reservada e cautelosa. Mas foi por ter esse jeito que ele tinha se apaixonado por ela. Minha luz, era assim que ele a chamava. Polly o tirou da escuridão e fez enxergar as mudanças, por isso o apelido. O único medo que interferia em seu relacionamento com a garota era a possibilidade do abandono. Ela não tinha um histórico afetivo muito bom, nunca passava de um ano em relacionamentos e estar com ela há quase dois anos era um grande passo em suas vidas, e nisso Polly pensava se tudo o que passou não aconteceu pelas palavras proferidas por seu pai.

Sidney, apesar de um ótimo carpinteiro tinha um sério problema com a bebida e havia abandonado a família logo após a morte do seu filho mais novo. Polly o culpava por isso e usar todos esses fatos era só mais uma maneira de aumentar sua magoas. 

Sem escape, ela começa a comparar sua vida com as ondas das águas. Quanto mais ela batia as pernas dentro dela, as suas ondas vinham de encontro em uma maior intensidade e assim era o seu atual momento, só Deus conseguiria livra-la de todo ressentimento guardado e ajudar a cumprir finalmente sua promessa. Até a sua vida estava ficando sem cor e sentia que seu relacionamento com Renan esfriava cada vez mais, principalmente agora que o famoso jogador de futebol Max O Máximo estava mexendo com seu emocional.

Cheio de detalhes, promessas, dores e por fim a felicidade, a estória de Polly é bem complexa. Várias outras personagens se entrelaçam no contexto mostrando de forma secundária as ações e reações oferecidas pelos devaneios da vida e a corrente religiosa, e de uma maneira interativa auxiliam Polly nesse percurso tão complicado para cumprir sua verdadeira promessa.


– Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Igreja é igreja, Deus é Deus. Só porque não estou na igreja não quer dizer que Deus não ouça a minha oração. – disse Polly, começando a mudar o tom de voz.


No inicio do livro a narrativa não funcionou para mim, porém, no desenvolver reflexivo me peguei lendo frases que normalmente escutamos de nossos familiares quando o assunto é Deus ou religião. É uma ótima opção para quem está procurando uma saída divina.

O livro vem acompanhado de um CD que contem a música de maior sucesso de Polly, A Promessa. É realmente muito linda a música e escutá-la ajuda na compreensão da estória. Quem a compôs foi o próprio autor do livro, M. Pattal 


Vale a pena ler, se for com calma ;D

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO