Resenha: Semideuses e Monstros

janeiro 23, 2015

Sinopse: A série Percy Jackson e os olimpianos conquistou milhões de fãs mundo afora. E engana-se quem pensa que só crianças e adolescentes foram inspirados pelos livros de
Rick Riordan. Muitos adultos também se encantaram pelas aventuras, conflitos e angústias de Percy e seus amigos. Prova disso é Semideuses e monstros, uma coletânea de ensaios que explora o universo da série com humor, leveza e boas doses de mitologia e história. 
Com prefácio do próprio Riordan, que também participou da edição e organização dos textos originais, Semideuses e monstros vai levar o leitor a descobrir como reconhecer monstros que espreitam ao nosso redor, quais são as dores e as delícias de ser uma Caçadora de Ártemis, qual deus do Olimpo se sairia melhor no papel de pai e, mais importante: verá que os deuses gregos, assim como nós, são repletos de falhas e imperfeições - o que os torna ainda mais irresistíveis.  "Quando fui convidado para editar esta antologia, não soube bem o que pensar. Por que tantos escritores talentosos iriam querer escrever sobre meus livros infantojuvenis? E mesmo assim, quando li os textos, fiquei impressionado. Cada um tinha uma perspectiva diferente sobre Percy Jackson - todas fascinantes e intelectualmente instigantes." Rick Riordan, na introdução de Semideuses e monstros.                                                                                                                                                         Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Publicação: 2014


Tudo o que eu pensava era: " O livro com certeza vai contar mais uma aventura do Percy, preciso comprar". Em todo caso, o livro não foi bem o que eu esperava. Ele simplesmente superou minhas expectativas.


Semideuses e Monstros, não é um livro de Rick Riordan e muito menos um livro contando uma nova jornada de missões. O livro basicamente é um estudo organizado e profundo sobre o mundo moderno que Percy Jackson e seus companheiros vivem, contrastando com a antiga era grega e romana a relação de cada personagem aos mitos existentes. E o mais contagiante é que mesmo o livro ter sido organizado no intuito de ajudar o leitor a entender melhor sobre esse mundo, ele dá dimensões para outras mitologias. Como por exemplo, a mitologia maia e nórdica que será essencial para o nosso entendimento (já que o próximo livro que Rick está desenvolvendo se baseia nesses contextos).

Digamos que a palavra chave para o que estou tentando dizer é "resposta para tudo" e mesmo que você pense "duvido que ele saiba a resposta da minha pergunta" não se engane! Porque, depois de você lê-lo se tornará um expert Ph.D. em Percy Jackson e os Olimpianos, e ele vai ter sim a sua resposta.

Qual a importância do vinho? Por que Ares não é um bom pai e Hades é o melhor pai? Qual a relação entre Percy, Jasão e Perseu? Por que a mãe de Percy deve morrer em Ladrão de Raios? Será que sou mesmo filho de um deus? Por que o herói sempre tem algum problema? Qual a relação que existe entre Percy Jackson, Harry Potter e Luke Skywalker? Será que Dionísio é mesmo um péssimo diretor? O Oráculo realmente quer dizer o que você acha que ele disse?

O livro foi muito bem escrito e definitivamente você não fica preso a um só tipo de linguagem escrita. Com os ensaios de diversos autores jovens, adultos e conceituados as páginas são um puro deleito – principalmente quando ele inicia com uma bela introdução feita por Rick Riordan, uma radiografia da cabeça do autor.

Ele se divide em 15 capítulos, sendo que o ultimo criado por Nigel Rodgers é um glossário de antigos mitos gregos.

É mais ou menos assim o livro funciona: ele pega fatos da vida real, introduz as passagens vividas nos livros, faz uma explicação baseada nos mitos existentes e ainda, caso você não se lembre dos mitos, todos eles estarão ao final do livro. #belezapura

Eu amei o livro, não me arrependo e com certeza vou comprar o próximo lançamento da coleção Percy Jackson e os Olimpianos em fevereiro: Percy Jackson e os Deuses Gregos.

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO