Resenha: Quatro - Histórias da série Divergente

abril 20, 2015

Sinopse: Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora. Com mais de 21 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, a série Divergente chegou aos cinemas com Shailene Woodley e Theo James nos papéis principais.                                                                  
Autor: Veronica Roth

Editora: Rocco
Páginas: 272
Publicação: 2014


Se uma coisa nós sabemos é que Tobias vulgo Quatro, sempre foi um personagem misterioso que de algum modo sempre se sobressaiu das demais personagens da série Divergente, até mesmo da Tris. E apesar do seu "fatídico comportamento" durante a trilogia na visão de alguns leitores, eu posso dizer que é no livro Quatro que entenderemos o que é ser Tobias Eaton.

Logo no incio do livro, começamos a notar que realmente a intenção da autora era ter feito de Tobias a personagem central da série Divergente, pois muitas das falas e devaneios são parecidos ou semelhantes aos que Tris nos conta logo nos primeiros dias antecessores a sua Cerimônia de Escolha. Mas no desenrolar das páginas começamos a entender porque a autora disse que a narrativa com ele não funcionaria.


A complexidade de Tobias, em o Quatro, é muito grande e realmente faz o leitor questionar tudo o que conhecia sobre ele até o momento. O sofrimento, a submissão, os medos e a inibição de existência dentro da sua personalidade é tão comovente que chega a se tornar real; e tudo isso começa ao ponto quando Veronica Roth decide falar para os fãs a importância da sua existência e quão grande era a necessidade de compartilhar os seus aspectos mais profundos. Então, como proposta, o livro foi dividido em quatro partes: A Transferência, A Iniciação, O Filho e O Traidor.

Nas três primeiras histórias "A transferência", "A iniciação" e "O filho" o livro nos remete ao tempo de dois anos antes da Tris, ou seja, quando Tobias tinha 16 anos e passaria por sua própria cerimônia escolha.

Em a transferência, a narração é bem pura e direta ao entendimento no que se diz respeito aos motivos que levaram Tobias a se transferir da Abnegação para Audácia até o momento em que ele passa a assumir o controle da própria vida, de sua identidade e o fortalecimento físico e psicológico após o sofrimento vivido com seu pai, Marcus. 

Ele revira os olhos, mas sei que fui bastante claro. Tenho um novo nome, e isso significa que posso ser uma nova pessoa. Alguém que não aceita comentários agressivos de sabichões da Erudição. Alguém que sabe ser agressivo de volta.
Alguém, enfim, pronto para lutar.
Quatro.

Ainda na "Iniciação" e "O filho" podemos compreender de onde surgiu a verdadeira história de rivalidade entre Quatro e Eric, quem são Shauna e Zeke, o por quê de Tobias ter se tornado um instrutor quando poderia ter sido um dos líderes da Audácia, a raiva que ele sente ao perceber que tem mais Abnegação dentro de si do qualquer outra coisa,  e o crítico momento em que ele descobre a não-morte de Evelyn Eaton.

{...} É uma mulher alta, inclinada para fora do vagão, segurando uma das barras. Por um único segundo, quando o borrão do trem passa por mim, vejo um cabelo escuro e encarracolado e um nariz curvado.
Ela quase parece a minha mãe.
Depois, ela se vai, junto com o trem


Já em "O traidor", o tempo cronológico passa a coincidir com os primeiros momentos da série Divergente, portanto há um fluxo maior de complexidade (visto que se passaram dois anos desde a sua transferência). Nessa parte passamos a compreender o porquê de certas atitudes transcorridas durante a trilogia Divergente e entender que na realidade dos fatos, Quatro nunca ficou longe de perceber o que aconteceria com as facções e que na verdade não foi bem a Tris quem descobriu as intenções da Erudição. Além da verdadeira relação entre Eric, Max e Jeanine, o momento de retorno de Tobias para a casa de Marcus e acredite, momentos de ameça após a tentativa da Tris ser morta no abismo.

– {...}Quatro, você é amigo da Tori, não é?
– Sou, sim - digo. Aproximo-me de Peter e inclino a cabeça para o lado. – Você pode até conseguir causar dor aos outros iniciando...mas só conseguiremos lhe causar uma vida inteira de sofrimento.
Shauna afasta a faca do olho de Peter
– Pense sobre isso - diz ela.

Em minha opinião, a Veronica fez bem em deixar o livro Quatro por ultimo, justamente porque contrasta a opinião do leitor frente a série Divergente. 

Veja só, em Divergente, temos apenas a visão da Tris e por ela ser a única não conseguimos obter todos os aspectos quantitativos e qualitativos de outras personagens e por isso em seu desenvolver Tobias aparece como alguém forte, cuidadoso e que acima de tudo faz Tris sentir confiança. Em outras palavras, o "cara perfeito". 

Ainda sobre a narrativa em terceira pessoa da Tris, Insurgente começa a mostrar que o Tobias perfeito não existe e que na verdade possui mais defeitos do que imaginava ter, devido a sua obsessão em não se parecer com o pai. 

Conforme passamos a ler Convergente, agora dividido na visão da Tris e Tobias, podemos contrastar algumas ideias e afrontamentos que existem no casal até o ponto quando suas visões passam a se mesclar vagarosamente e novamente se torna uma única percepção. 

Já em o Quatro, a visão que teremos não é a do sistema das facções já aberto por Tris, mas a interação que acontece dentro delas, as histórias não contadas e os segredos fechados que levaram o sistema ao declínio. E isso torna Tobias o personagem mais perfeito para isso, pois: 1- ele é filho de um dos regentes do sistema das facções, 2 - ele passa pela iniciação de líderes da Audácia e por isso tem acesso indireto as informações, 3 - ele sabe o que vai acontecer fora das facções, visto que Evelyn é uma líder dos sem-facção e 4 - ele tem todas as informações necessárias para fazer o "grande" acontecer e mesmo assim não faz, de modo que torna todas as suas ações calculistas.

Se o intuito da autora era fazer com que os fãs amassem mais ainda Tobias, deu certo...


You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO