Resenha: Sem Coleira - A vida secreta dos cães

maio 03, 2015

Sinopse: Sem coleira - E se os cachorros falassem? Em Sem coleira, o cartunista Rupert Fawcett dá voz aos cães em uma série de histórias em quadrinhos, flagrantes que divertem tanto os apaixonados por animais de estimação como os que não os possuem, mas são curiosos em relação a eles. Não importa o tamanho ou a raça, as tirinhas mostram os pensamentos caninos de forma bem-humorada em atitudes corriqueiras como marcar território, sair para um passeio, brincar, pedir carinho ou simplesmente ficar parado dentro de casa. O autor mostra ainda como os cachorros se relacionam entre eles, a interação com os donos e as estratégias muitas vezes “maquiavélicas” para chamar a atenção ou conquistar espaço. Impossível não se divertir e emocionar com as simpáticas “bolas de pelo” retratadas com sensibilidade em Sem coleira.
Autor: Rupert fawcett
Editora: Rocco
Selo: Bicicleta Amarela
Páginas: 160
Data de Publicação: 2015

Quem nunca falou com seus animais de estimação esperando uma resposta, atire a primeira pedra! 

Que é da característica do ser humano descobrir o porquê de certas atitudes dos seus cães isso todos pensam que já sabem, mas será que realmente o que tendemos a imaginar é o que eles querem nos dizer? E se o seu cachorro pudesse falar e você realmente entender o que todas as bagunças, latidos e brincadeiras à parte querem significar, você iria em frente?

Sem Coleira – A vida secreta dos cães propõe essa liberdade de expressão para os cachorros sem qualquer trava na língua canina; em formato cartum com observações sinceras e repletas de sensibilidade que ilustram os desejos e pensamentos mais profundos dos cães durante a vida rotineira de seus donos e seus amigos de quatro patas. É praticamente impossível não sorrir ao ver o seu cachorro sendo detalhado de maneira tão simples e ao mesmo tempo complexa que chega a se tornar um ser humano.





Logo no começo fiquei receosa ao ser convidada a ler o "Sem Coleira". Nunca havia tido a experiência de ler um livro no formato quadrinho além dos mangás e HQ's, que por mais ditos que são iguais, não são. Me atrevi e realmente me apaixonei. No entanto, ao terminar de ler o livro acredito que o autor falhou inicialmente nele porque o propósito se tornou bem maior do que realmente ele é.

Quantas vezes nós, os donos de cachorros e de outros animais, reclamamos das diversas bagunças, interrupções durante o almoço, as pedidas de carinho em momento inoportunos, as empurradas das camas aos nossos cães sem ao menos se importar com o que ele de fato queria nos dizer?

De modo geral não vejo o livro como um apanhado de cartuns apenas para diversão do leitor mas, um manual de instrução para o ensinamento e compreensão dos donos nas atitudes mais corriqueiras de seus cães. Uma lição de moral para ambas as partes sem qualquer tipo de preconceito.

Sem Coleira mostra afetivamente e efetivamente que o cão pode chegar a se tornar mais humano do que o próprio dono e que ele tem sim suas bipolaridades, complexidades, problemas sociais e amorosos assim como nós e que isso pode vir a interferir nas suas atitudes e que o único passo para essa compreensão é se pôr no lugar do outro.





Por isso eu digo que o livro Off the Leash (como é originalmente chamado na rede social Facebook) abriu a minha mente para um outro lado do cachorro que até o momento pensava que compreendia. Aquele que faz as coisas de maneira pensada para que você note a sua presença e até mesmo despertar o lado mais compassivo do dono com o seu cão.

Se "Sem Coleira – A vida secreta dos cães" vir a ter uma segunda edição, já tem uma fã de carteirinha disposta a comprar.

Observação: alguém me explica porque o Selo Bicicleta Amarela é preto? rs

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO