Resenha: A Seleção (A Seleção - Livro um)

junho 13, 2014

Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.

Escrito por Kiera Cass, A Seleção é uma história de intriga e muito romance. Se você gosta de uma história de princesas, mocinhos e vilões, provavelmente irá gostar deste livro.


Narrada em primeira pessoa por America Singer, a história se passa num futuro muito distante onde, após uma catastrófica guerra, os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e depois a Illéa, um país de sistema monárquico dividido em castas (onde a casta número 1 é a realeza e a 8 é a dos que não tem nem uma migalha de pão).

America Singer é da casta 5 e veio de uma família de artistas que tocam para nobres de castas superiores. A garota tem um caso com Aspen, um garoto vindo de uma casta inferior. Toda noite, antes do toque de recolher, os dois se encontravam na casa da árvore da menina e assim mantinham seu relacionamento. Todo dia, Aspen trazia uma moeda para "ajudar a sua amada".

O maior sonho de America era fazer com que sua família vivesse em condições melhores, pelo menos subindo para as castas 4 ou 3 já estava ótimo. E eis que surge uma oportunidade: o príncipe de Illéa, Maxon, logo iria assumir o trono e para isso teria de casar. Por isso, A Seleção iria começar, onde 35 garotas (de dezesseis a vinte anos de idade) disputariam o lugar de futura rainha de Illéa e o coração de Maxon. America decide participar, para ter ao menos uma chance de um dia conseguir ter uma vida boa.

Após alguns dias do envio da ficha de inscrição, todas as fichas escolhidas são anunciadas oficialmente na televisão, no canal do Jornal de Illéa. America estava jantando com sua família quando o seu nome foi anunciado na TV.  Um novo destino foi criado para ela. Mas a garota havia de escolher qual destino ela queria para a sua vida.

No dia de sua partida, America é anunciada para toda a casta 5 de que ela era uma das únicas a ser escolhida em uma casta tão inferior. Enquanto partia, algo lhe chamou atenção: Aspen estava abraçado com outra. Isso fez com que America ficasse mais decidida pela competição.

No começo, America estranhou tudo ao seu redor. Não estava acostumada ao luxo, muito menos ao um grande palácio. Logo de cara já havia feito amizades, como Marlee. Mas inimizades também havia surgido, como Celeste.

Enquanto isso, o povo de Illéa rebelava-se contra o sistema político do país. O povo do Sul somente badernava no palácio, enquanto o do Norte chegava a matar. Durante os testes da Seleção, houve um ataque dos sulistas. Não houve nada demais, mas este foi um aviso tanto para todos quanto para America, de que havia algo sério para se preocupar.

Todas as garotas tinham encontros com o príncipe. Cada uma tinha o seu jeito, mas nada lhe era mais especial que America. A garota que relutava em dizer que o amava e que só estava lá pela comida de graça.

Ao longo do tempo, muitas meninas são eliminadas. Enquanto isso, a dúvida de America crescia mais e mais. Aspen ou Maxon? Mesmo tendo visto o ocorrido com Aspen, ela ainda havia fortes sentimentos por ele. Não conseguia esquece-lo. Porém, Maxon tinha tudo para tornar a vida de sua família melhor e a garota havia sentimentos fortes por ele, também.

"Um dia você vai dormir nos meus braços todas as noites. E acordar todas as manhãs com meus beijos. E algo mais." - Aspen Leger

"Pela minha experiência, posso dizer que o amor verdadeiro é sempre o mais inconveniente." - Maxon Schreave

"Essa era a verdade, no fim das contas. Ainda não sabia o que queria, mas não podia me deixar levar pelo mais fácil ou por aquilo que os outros achavam certo. Só precisava de tempo até decidir o que era melhor para mim." - America Singer

Ao longo do primeiro livro da série A Seleção, o livro fica nesta dúvida amorosa de America. A personagem acaba não tendo uma decisão fixa neste livro. A autora conseguiu deixar a leitura bem agradável, mas há alguns capítulos em que ela fica bem maçante.

A Seleção tem 357 páginas e foi publicado pela editora Seguinte com tradução desenvolvida por Cristian Clemente.

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO