Resenha: Percy Jackson e O Ladrão de Raios (Percy Jackson & Os Olimpianos - Vol. 1)

julho 25, 2014


Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e Os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

Escrito por Rick Riordan, Percy Jackson e O Ladrão de Raios é uma estória de aventura e ação com grande referência à mitologia grega.
Narrado em primeira pessoa por Percy Jackson, a estória se passa em Nova Iorque, nos dias de hoje, onde o garoto descobre ser um semi-deus. Obviamente, o garoto não entendeu o que estava acontecendo, pois acabara de descobrir que sua professora era um monstro, o seu professor um centauro e seu melhor amigo, Grover, um sátiro. Grover dissera a Percy que o garoto tinha que ir ao Acampamento Meio-Sangue (acampamento onde todos os filhos de humanos e deuses gregos "moram" - alguns ficam somente nas temporadas), pois lá era muito mais seguro do que o mundo dos humanos. A mãe de Percy, Sally, já sabia que tinha um filho com um deus grego, mas por conta da segurança do garoto, ela nunca havia contado quem era o seu pai. Aliás, Sally namorava um cara alcoólatra, fedido e rude (que Percy apelidou como "Gabe Mal-cheiroso) para disfarçar o cheiro de semi-deus que Percy tinha; assim os monstros não o detectavam.

Percy decidiu que iria para o Acampamento Meio-Sangue, mas, no meio do caminho, sua mãe havia sido morta durante um ataque surpresa de Minotauro. Percy conseguiu até matar o monstro, mas não conseguiu salvar a sua mãe. Além disso, o garoto havia ficado muito desgastado por sua luta e ficou em “coma” na enfermaria dos hospital por alguns dias.

Quando Percy acordou, havia uma garota que o estava observando. Seu nome era Annabeth. No início, os dois não se deram muito bem. Mas uma grande amizade (ou até mais) vinha pela frente.

Ao contrário do filme, Percy demora um pouco para descobrir de quem ele é realmente filho. Lógico que lerdo como ele é, ele nunca se deu conta de que todo aquele poder com a água o levaria a descobrir que ele é filho de um dos Três Grande: Poseidon. E ser filho dos Três Grandes era um grande problema. E por quê? Bom, vamos dizer que os Três Grandes tinham um acordo, que fizeram logo após a Segunda Guerra Mundial (onde, segunda a estória, os seus filhos que haviam causado a guerra), de que nenhum deles teria mais filhos para não causar mais conflitos. Pois é, Hades foi o único a cumprir o acordo. Poseidon e Zeus tiveram somente um filho cada, onde Zeus gerou a semi-deusa Thalia e Poseidon gerou o semi-deus Percy.

Logo após Percy se recuperar, o garoto é chamado para uma missão: ele e seus amigos, Grover e Annabeth, terão de recuperar e descobrir o ladrão que roubou o Raio de Zeus. Zeus desconfiava muito de Percy e seu pai, pois Poseidon e Zeus haviam tido uma grande briga. Eles partem para a missão e vivem um grande aventura com grandes perigos à sua volta.


Esta saga é uma de minhas favoritas, e que, com certeza, foi a que mais me encantou. O autor escreve de forma clara, nem um pouco cansativa. Você sempre quer ler aquele "mais um capítulo" e no fim acaba lendo toda a saga.

Percy Jackson e O Ladrão de Raios tem 400 páginas e foi publicado pela editora Intrínseca com tradução desenvolvida por Ricardo Gouveia.





You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá :)
    Gostei da sua resenha. Eu já fiz a leitura desse livro e dos demais da série, são livros ótimos *--* ... Love Percy <3
    bjus..

    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :D
      Muito obrigada. Eu e meus colegas do Apanhadores de Mentes fazemos o possível para agradar nossos leitores. Fico muito feliz que você tenha gostado. Quem sabe você não dá outra passadinha aqui de novo para ler outras resenhas (sim, estou fazendo as resenhas dos outros livros de PJO). Ou rolar até uma parceria, não é mesmo? ;D
      Beijos,
      Dani.

      Excluir

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO