Resenha: Ele Está de Volta

setembro 05, 2014



Sinopse: Berlim, verão de 2011. Adolf Hitler acorda em um terreno baldio, vivo e bem.
As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal reconhece sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher.
As pessoas, claro, sabem quem ele é — um imitador brilhante que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e se transforma em alguém que todos querem ouvir. Tudo isso enquanto tenta convencer a audiência de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo.
Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível, contada pela ponto de vista de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante.
Autor: Timur Vermes
Editora: Intrínseca
Páginas: 300
Data de publicação: 2012 

Escrito por Timur Vermes, Ele Está de Volta é uma estória fictícia, onde faz uma crítica à política e à mídia atual, e, claro, com muito humor!

Hitler acordou em um terreno baldio, em Berlim, Alemanha. A sua primeira ação ao acordar foi procurar por algum conhecido, sem obter sucesso algum. Ele encontrou algumas crianças jogando futebol ali perto e foi perguntar à elas que dia era hoje. Todas o ignoraram como se fosse louco por causa de sua aparência. 

Ele caminhou e mais adiante encontrou uma banca. Em todos os jornais constava o ano de 2011. Isso o fez pensar que era impossível 'dormir' por mais de setenta anos e achou que aquilo era alguma pegadinha da Rússia. Ele perguntou à várias pessoas que ano em que estavam e, assim como as crianças, todas olharam para ele como se fosse louco. Hitler, então, decidiu perguntar ao dono da banca em que ano estavam. O homem não o olhou como se fosse louco, mas como se fosse um achado. Ele respondeu a pergunta e perguntou se Hitler era algum tipo de cosplayer do mesmo. Com aquele humor de ditador, Hitler quase esganou o cara. O homem o acalmou e disse que Hitler poderia se alojar na banca durante dois dias, já que não tinha casa. O mesmo também alertou que chamaria produtores de um canal de TV (MyTV - um trocadilho com a MTV), que eram clientes da banca. 

Os produtores adoraram Hitler, achando que ele havia preparado algum texto para a "audição". A verdade é que o homem não precisou de texto algum pois ele só necessitava falar para que tudo fluísse. Além disso, a produção da MyTV deu um 'quadro' para um programa de humor, onde Hitler seria ele mesmo. A partir daí, ele começou a morar por um período em um hotel. 
Na primeira aparição no programa, Hitler fez um discurso que deixou o tal "comediante" Wizgür - dono do programa - sem reação. E como toda pessoa com ego grande, Wizgür ficou furioso com a ação de Hitler, acusando-o de ser um amador que só veio estragar o programa. Ao contrário do que Wizgür havia dito, a crítica elogiou o discurso que o Führer fez. O vídeo do discurso foi parar no Youtube, então ele passou a ser conhecido como Hitler louco do Youtube. No final, Hitler acabou conseguindo o seu próprio programa chamado Ele Está de Volta. 

"Eu estava nervoso, mas só um pouco. Considero tranquilizante esse leve nervosismo, pois ele mostra que estou concentrado. Estamos trabalhando nisso há quatro meses e meio. Como antigamente, no Hofbräukeller, saí do programa do tal do Wizgür. Como antes no edifício do Circus Krone, me mudei para um novo estúdio onde apresentaria meu própria programa. Corria o boato de que as receitas da publicidade da indústria alemã já alcançavam novamente um nível comparável aos recursos de apoio pouco antes da tomada do poder em 1933. Uma ansiedade feliz pelos acontecimentos vindouros me guiava, mas ainda assim eu mantinha a concentração férrea. Por um instante, analisei outra vez minha imagem no espelho. Impecável." - pág. 245

Para o contrato, Hitler teve algumas exigências como um escritório e uma secretária para ele. A secretária era uma jovem moça chamada Srta. Krömeier. A moça insistia em chamar Hitler de Fúrra. 

O sucesso do programa de Hitler aumentava cada vez mais, o que fez com que a imprensa o pressionasse muito. A maioria dos jornais questionava-se qual seria o verdadeiro nome daquele ator "gêmeo de Hitler". Muitos duvidavam que Hitler havia feito cirurgia para se parecer com ele mesmo. Houve um jornal, em especial, que pressionou Hitler até conseguir uma entrevista: a jornalista não conseguiu o que queria e manipulou a entrevista - publicando aquela clássica mentira em que a maioria das mídias adora publicar. Porém, ninguém ligou muito para essa entrevista.

Com todo esse sucesso, Hitler terá de cumpri uma missão: convencer o mundo e, principalmente, a nação alemã de que ele é o Führer e que ele está de volta.

Um dos melhores livros que eu já li! O que mais me chamou a atenção foi a capa, pois tenho um certo interesse em saber sobre o Führer. Este foi um dos livros mais procurados na Bienal, fazendo com que o estoque deste livro do dia 23 acabasse em todos os estandes o livro se encontrava. Timur Vermes faz críticas em relação à política, às mídias sociais e o comportamento das pessoas hoje em dia - tudo isso no ponto de vista de Adolf Hitler. A inocência de Hitler em relação às tecnologias como televisão (em que ele achou que as TV's de tela plana era uma pia embutida nos quarto) e celular (inicialmente, ele achava que o aparelho era algum tipo de escuta) faz com que a estória se torne absurda de tão cômica. Uma das aventuras mais marcantes de Adolf é quando ele vai à Oktoberfest e sente-se impressionado com o comportamento vagabundo dos homens e vulgar das mulheres. A cada capítulo, são mais risadas e interesse que se juntam em um só. Se você procura um livro para dar risadas e ter um pouco mais de conhecimento, esse é a melhor indicação!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Então, eu me interessei pelo livro pesquisando pela resenha, pois pela sinopse de sites como Saraiva e Fnac... Nem adianta falar. Mas você vai gostar, não vai se arrepender de nada ao ler livro.
    Na minha opinião, deveriam investir na produção cinematográfica desse livro porque iria render muito!

    Att,
    Dani,

    ResponderExcluir

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO