Resenha: Como EU era antes de VOCÊ

novembro 21, 2014

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.                                                                                                                          
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Publicação: 2013



Louisa tem 26 anos. Mora com os pais, irmã, sobrinho e um avó que nunca disse uma palavra se quer após sofrer um infeliz derrame. Namora com Patrick há quase sete anos, mas nunca se atreveu a perguntar por que ele nunca a levou para morar com ele em seu novo apartamento e menos ainda porque nunca foi pedida em casamento.  Só que nesse momento a vida que a deixava enclausurada no anexo sem janelas da casa de seus pais precisou se expandir, afinal, após anos trabalhando para o The Buttered Bun, seu emprego teve um fim. O café decidiu fechar as portas e o que lhe restava era apenas o salário de três meses, o que mal dava para se restabelecer no momento. A única chance era se encaminhar para o Centro de Trabalho e como não tinha qualificações as propostas que lhe apareciam aparentavam ser loucas o suficiente para ela negar. Mas por sorte, no ultimo momento, antes de sair do centro de trabalho, uma vaga de cuidadora para um tetraplégico apareceu. E sem estar muito segura do que iria ter que fazer (será que ela teria que dar banho ou limpa-lo?), decidiu aceitar.

Camilla Traynor, mãe de Will era a responsável pela entrevista. Trabalha no tribunal e todos os dias assistia a casos e mais casos de famílias que se separam, ladrões impunes e pequenos infratores, mas nunca parava para pensar o que acontecia dentro de sua família. Seu filho, Will, de apenas 35 anos havia sofrido um acidente dois anos atrás e por isso não podia mais se mexer do tórax abaixo, no entanto, ainda assim tinha sensibilidade em um dos braços importantes para que pudesse se locomover em sua cadeira elétrica.

Will conta com a ajuda de Nathan, um qualificado enfermeiro que estava de prontidão a todo e qualquer esforço que precisasse. Só que viver em uma cadeira e só mexer a cabeça não era bem a vida que Will queria e por isso algum tempo atrás tinha convencido sua mãe a leva-lo para a Dignitas, um local para que tivesse uma morte assistida e sem sofrimento. E ela mesma apreensiva concordou.

O contrato de Louisa era bem simples, ela teria seis meses para fazer Will mudar de ideia quanto a sua morte e decidir continuar vivo, mesmo que isso se resumisse a uma vida na cadeira de rodas e a fragilidade de seu organismo. A família de Will faria tudo o que precisasse para vê-lo feliz novamente, mas o que Lou não esperava era que Will fosse tão mal-humorado e sarcástico.

– Não é justo!
– Mas isso é? Você... você realmente espera que eu fique aqui sentado enquanto você desfila com outro homem numa viagem assim?

Entre colapsos de bom e mau-humor, Lou começa a entender mais sobre quem era Will e o que o fazia pensar de modo tão rude consigo mesmo. E com a ajuda das informações que ele próprio lhe fornecia aos poucos ela vai pondo em prática o Calendário de seis meses, que nada mais era que preencher os últimos seis meses de vida que Will teria com atividades que o fizessem crer em uma vida novamente feliz.

A família e o namorado mudam a respeito deu seu trabalho quando descobrem por tudo o que ela passa para ajudar os Traynor e como em encruzilhada ela se vê a frente de ter que decidir para onde deve seguir.

Ficamos nos encarando. Papai e Treena se entreolhavam, como se esperasse o outro dizer alguma coisa. Mas mamãe quebrou o silêncio.
– Se você for, Louisa, não precisa voltar.

O livro inteiro é contido por viagens, atividades e passeios loucos para trazer a felicidade de volta aos últimos dias de Will. Louisa fica firme desde o começo e quando todos começam a perder as esperanças ela continua se mantendo firme e seguindo seus planos com o Will. Juntos os dois acabam se transformando em cumplices de algo maior e sem perceber o que estava fazendo, ao anotar cada dia naquele calendário, Will também fazia uma promessa para com ele todos os dias: mudaria Louisa e mostraria todo o potencial que ela tinha.

Fechei os olhos e apertei os braços em volta do pescoço dele, nossos rostos colados,sentindo o cheiro cítrico da loção pós-barba. Podia senti-lo cantarolando a música.
– Eles já estão pasmos? – perguntou ele. Abri um olho na meia-luz
[...]
– Estão pasmos, sim – confirmei.
– Hum. Chegue mais perto. Você está muito cheirosa.

– Você também. Mas se continuar girando a cadeira para a esquerda, vou acabar vomitando.

Como EU era antes de VOCÊ tem as narrativas dividas entre os personagens que mais influenciam o foco central a mãe de Will, o enfermeiro, a irmã da Louisa e a própria Loisa. Ou seja, é em primeira pessoa.

Dividir a estória deu maior espaço para serem discutidas questões sobre diferentes aspectos sobre a situação do Will e de como Louisa enfrenta todos as barreiras entre eles. Esteja preparado para se apaixonar e quem sabe derramar lágrimas...

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO